Hoje vou falar sobre uma trilha que virou moda entre a galera: a Pedra do Telégrafo.
Depois que saiu uma reportagem em um site de notícias, essa trilha virou alvo de trilheiros (e não trilheiros, rs), pelo fato de uma foto tirada nessa pedra, dependendo do ângulo que a foto é tirada, dá a impressão de que a pessoa está tirando a foto na beira de um abismo. Pura ilusão. ;)
A Pedra do Telégrafo, fica localizada em Barra de Guaratiba e está próxima as famosas praias selvagens. É uma trilha com acesso relativamente fácil, considerada leve a moderada e vale muuuuito a pena.
Se você for de transporte público, a dica é o seguinte: pegue o BRT - Linha Pingo D`Àgua na Alvorada (caso você esteja vindo do Centro ou Jacarepaguá por exemplo) e desça na estação Ilha de Guaratiba. Recomendo que pergunte antes e confirme a linha que pára nessa estação, pois de vez em quando o BRT muda o sistema...
Quando chegar na estação, desça do seu lado direito, onde terá um barzinho e um ponto de ônibus. Pegue a linha 867 (Campo Grande x Barra de Guaratiba) e desça um ponto antes do ponto final.
Neste ponto, você estará na praia de Guaratiba e ali também é a entrada para as trilhas das praias selvagens. Informe-se qual é a ladeira que você subirá para chegar até a entrada da trilha do Telégrafo. Há algumas indicações, mas são muito poucas, então o ideal é ir perguntando. Você subirá ladeiras íngremes, mas caso vá de carro ou moto, conseguirá subir um bom trecho, apesar das ruas e vielas bem estreitas. Após essas subidas, chegará até a entrada da trilha e a partir daí o caminho será somente subidas pela mata. Há setas e pegadas indicando o caminho entre as árvores. Suba devagar, beba água, respire fundo e vá em frente. Quase no final, você verá um mirante em cima de uma pedra, da qual você terá a visão das praias selvagens, de Grumari, da Restinga da Marambaia e de toda praia de Guaratiba.
Mais a frente, você passará pela Pedra do Telégrafo, que dá o nome a trilha, mas muitos confundem a Pedra da Bigorna (que é onde é tirada a famosa foto), com esta pedra. Na realidade o nome verdadeiro da "Pedra do Telégrafo" é Pedra da Bigorna, mas poucas pessoas sabem disso.
A partir deste ponto provavelmente você vai deparar com uma cena inusitada: uma fila quilométrica no meio da mata! :o
Devido a ilusão que a foto causa, dando a impressão que a pessoa está na beira de um abismo, muitos vem de diversos lugares, enfrentando pelo menos duas horas aproximadamente de fila no sol, para posar em cima dessa pedra. No local existem até fotógrafos profissionais que faturam com a quantidade de pessoas que vão até a trilha que já virou ponto turístico.
Há pessoas que pernoitam por lá e conhecidos meus disseram que às cinco e meia da manhã começa a se formar a fila para tirar a famosa foto. xp
Fotos à parte, o visual que você tem lá de cima é espetacular. Além das praias selvagens, da Pedra da Tartaruga, entre outros lugares, você consegue ver a Pedra Bonita e da Gávea. O nascer e o pôr do sol, lá de cima é a coisa mais linda de se ver e por essa e por outras, vale muito a pena fazer essa trilha.
Até mais e boas fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário