O Pico da Tijuca é a segunda montanha mais alta do Rio de Janeiro. Com seus 1022 m, só perde para o Pico da Pedra Branca, no Parque Estadual da Pedra Branca. Este é o Pico que mais gostei de trilhar, tanto pela vista panorâmica da cidade, quanto por situar-se em um lugar que amo: a Floresta da Tijuca.
Para chegar até lá, precisa chegar até a entrada da Floresta da Tijuca, situada próxima a praça Afonso Viseu. Segue-se a pé ou de carro até o Largo do Bom Retiro, onde é o início da trilha. No parque existe várias sinalizações e há locais, como guaritas e o centro de visitantes, dos quais poderá pegar informações. Não esqueça de registrar-se com o guarda no Largo do Bom Retiro!
A trilha em si é bem fácil e não há maiores dificuldades no trajeto. Após uns minutos de caminhada pela mata, verá uma placa indicando o sentido para diversos picos. Siga no sentido que indica o Pico da Tijuca e Tijuca Mirim. Siga em frente no terreno plano e passe por uma pequena ponte de madeira. Continue seguindo pela trilha e suba em "zigue-zague", não tem erro. Em uma parte da trilha, verá que ela te levará a uma descida. Siga em frente. A descida é só um pequeno alívio e logo começa a subida novamente. Vá com calma, se hidratando e nunca saia da trilha! Depois de uns 40 minutos de subida, verá uma placa indicando o Pico da Tijuca e Tijuca Mirim.
Siga no sentido do Pico da Tijuca ou se quiser pode ir até o "Tijuca Mirim", que particularmente foi a vista que eu mais curti.
Após essa placa que sinaliza uma rotatória, continue subindo e chegará até uma escadaria entalhada na rocha. Não se preocupe, há correntes de ferro para ajudar a se equilibrar. Há pessoas que sentem vertigem, mas suba com calma e a subida será sem incidentes. No fim da escada, finalmente você estará no topo da segunda maior montanha do Rio!
Aproveite a vista da Pedra da Gávea, Barra, Zona Sul, Bico do Papagaio, Zona Norte em uma visão de 360º do RJ.
É uma trilha que vale muito a pena! Se for em um dia sem nuvens, com certeza renderá altas fotos.
Quando você estiver em diversos pontos do Rio, poderá apontar e se gabar de já ter estado nesta imponente montanha!
Boa trilha! ; )