segunda-feira, 30 de abril de 2018

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio é a segunda montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca. Com 987 metros de altitude, é uma das trilhas mais procuradas do Rio.

Para chegar até o início da trilha, é necessário fazer inicialmente o mesmo trajeto do Pico da Tijuca (veja post anterior). Após subir a Estrada da Cascatinha e chegar no largo do Bom Retiro, estará na entrada dos principais picos do PNT.

 
A trilha inicialmente é bem tranquila e sinalizada. Após alguns minutos de subida "ziguezagueando" pela mata, verá uma placa indicando o Bico do Papagaio de um lado e o Pico da Tijuca para o lado oposto. 
Siga na direção indicada e continue seguindo a trilha, que em alguns trechos tem declives e até escalaminhadas por pedras e raízes de árvores. Ainda não vi, mas fiquei sabendo que colocaram umas escadinhas em um trecho que era considerado o mais difícil da trilha.
O tempo de trilha dependerá do seu condicionamento físico e do grupo que estará com você, mas recomendo atenção total e que faça a trilha sem pressa, pois na mata tudo é muito parecido e para se confundir é fácil.
A vista do Bico do Papagaio abrange a zona Norte, boa parte da zona Sul e da Barra da Tijuca. 
É uma trilha bem legal e vale muito a pena! 



Boa trilha!

domingo, 29 de abril de 2018

Mirante da Cascatinha

 O Mirante da Cascatinha é uma das primeiras trilhas que avistamos logo ao entrar na Floresta da Tijuca. A visão que temos ao final dessa trilha, é justamente essa: a Cascatinha ou Cascata Taunay.

Essa cascata é uma das mais bonitas do PNT, mas infelizmente é proibida para banho. 
Podemos apreciar a Taunay de pertinho e sem esforço nenhum, pois ela se localiza a alguns metros da entrada do parque. Para ter uma vista diferente e um panorama todo especial, é só fazer a trilha de nível leve até o mirante. Logo após a entrada do portão principal da Floresta, há uma placa indicando a Trilha dos Estudantes. A partir daí é só subir ziguezagueando sem sair da trilha, que em pouco tempo você chegará ao Mirante. 



Vale muito a pena fazer essa trilha. Além da visão espetacular da Cascatinha envolvida pelo verde do Parque Nacional, avistamos também o Pico da Tijuca e as demais montanhas do circuito dos picos. 
Ao retornar, você pode voltar pelo mesmo caminho e sair no início do parque ou seguir a trilha em frente e caminhar até o Museu do Açude ou a capela Mayrick onde tem os playgrounds e o centro de visitantes. 

Boa trilha! 

sábado, 7 de abril de 2018

Dois Irmãos

Por ser uma trilha localizada na zona Sul do Rio, há uma facilidade para chegar ao ponto de encontro da maioria dos que se aventuram a subir o Dois Irmãos. A trilha de nível moderado a pesado, tem início no final da comunidade do Vidigal. Em São Conrado, siga pela ciclovia até a pracinha do Vidigal. Para chegar até o ponto de entrada da trilha, é necessário fazer uma longa e cansativa subida pelas ruas e vielas da comunidade. Pode-se pegar na pracinha as kombis e moto táxis que levam as pessoas até o Ciep da Comunidade, onde nos fundos deste, se encontra a entrada da trilha.
A partir da entrada da trilha, até o topo, leva-se entre 40 minutos à 1 hora de subida íngreme. Em alguns pontos da trilha, existem clareiras e mirantes com uma amostra grátis da beleza que reserva para os que chegarem até o topo dos "Irmãos". 













Quase no final da trilha, o caminho fica mais aberto e com menos obstáculos visuais, como árvores e vegetação alta e já se pode avistar vários pontos da cidade. 
Finalmente no topo, é possível contemplar, toda a zona sul do Rio, Barra da Tijuca, centro da cidade, Niterói... Particularmente para mim, a trilha Dois Irmãos tem uma das melhores paisagens de trilhas que já fiz. 

Recomendo a todos.

Boa trilha e até a próxima!